CP 1 Liberdade e Responsabilidade Democrática

15/07/2009:

Temas como a Constituição da República, os Partidos Políticos, a Revolução dos Cravos e a Guerra do Ultramar são sempre importantes. Não deixam de ser (a nossa) cultura geral. No entanto, neste módulo, foi debatido muito mais do que isto.

Senão, vejamos:

1) Liberdade e direitos de expressão;

2) Equidade e dignidade, a nível social;

3) Órgãos de soberania e suas competências;

4) Nascimento da Comunidade Europeia.

Tais tópicos poder-nos-iam levar a pensar que estamos perante uma sessão de História. No fundo, até é! Mas, no âmbito deste módulo, trata-se mais de uma abordagem político-social do nosso País. A essência desta matéria está centrada nos factores de ordem pública contemporânea, afastando-se temporalmente apenas na abordagem ao tema da origem da Comunidade Europeia.

Entre muitas fichas de trabalho, intercaladas com alguns debates sobre variados temas inerentes ao módulo, elaborámos uma campanha política, onde cada grupo (de 5 pessoas) defenderia um determinado partido. Escusado será dizer que foi uma missão encorajadora para o bate-boca político, não muito diferente do assistido na comunicação social. Cada elemento debatia-se com todas as suas forças para ser ouvido, na utilização dos seus argumentos.

Penso que estivemos todos à altura e, quem sabe num futuro próximo, talvez vejamos um de nós a exercer um cargo político numa Junta de Freguesia…ou Câmara!

Sem comentários:

Enviar um comentário