UFCD 0682 Contas e Lançamentos

15/03/2010:

Falemos de Contabilidade.
Com C grande, porque este módulo fala da essência contabilística, ou seja, os lançamentos. Sem eles, não faria sentido as transacções dentro e fora da empresa. Não teria reflexo (ou, no máximo, não se conseguiria determinar a verdade) para as contas da mesma. E, por falar em contas, todo o processo que envolve compra ou venda de algo, implica dar nome e identidade ás operações de aquisição ou prestação de serviços. Para isso, existem as contas, que nos fazem identificar a natureza do elemento e da operação.
Foi agradável absorver esta matéria, pessoalmente falando, dado que toda a minha vida profissional foi passada a lidar com estas questões, desde classificação de documentos até à respectiva contabilização de uma Factura ou Nota de Débito/Crédito.
Nada de novo, portanto, para mim. Contudo, houve algum conteúdo que não me foi familiar, provando-me que a Contabilidade é uma ciência exacta e, por muito que se lide, não se sabe tudo. Como, praticamente, só "trabalhei" com fornecedores no meu ex-emprego, as vendas e tratamento contabilístico de clientes eram-me desconhecidas. Fiquei agradado, porque o gosto de aprender é grande e, com isso, fiquei um passo mais à frente no conhecimento supremo contabilístico.

Sem comentários:

Enviar um comentário