CP 5 Deontologia e Princípios Éticos

A deontologia é um conjunto de regras e de leis "morais". Nesse sentido, sempre que nos confrontamos com uma situação menos "favorável", devemos actuar e fazer prevalecer os valores deontológicos. O racismo e a xenofobia são duas, entre muitas situações, de que nos devemos lembrar.
E foram precisamente esses temas que abordámos neste módulo. O porquê da descriminação (racial , social, etc), a abordagem político-social do racismo e da xenofobia, e as formas de combate aos mesmos. Em jeito de balanço, foram criados grupos (de 4/5 formandos) para expor e debater alguns exemplos de descriminação. Desde o casamento entre homosexuais, passando pelas crenças religiosas e terminando no racismo, foi uma sessão aberta, com assuntos pertinentes que fazem parte do nosso quotidiano. Demonstrámos, através de imagens e frases "fortes", o nosso NÃO ao racismo e JAMAIS à xenofobia.
De salientar que esta "tertúlia" foi um momento tenso, derivado aos assuntos em "mesa", mas agradável, graças à concordância geral de que mentes retrógradas e fechadas não fazem parte do presente e o futuro, cada vez mais risonho, pertence a todos, independentemente da cor da pele ou da religião.

Sem comentários:

Enviar um comentário