UFCD 0679/0680 Balanço Social/Quadro de Pessoal

29/10/2009:

O Balanço Social de uma empresa reflecte a sua identidade, o seu historial a nível de funcionários, os seus dados de habilitações e demais informação relativa aos mesmos. Mas não é só: também integram esta lista as estatísticas anuais de recursos humanos, os dados da própria empresa e os resultados líquidos de remunerações. Esta informação é pertinente (pelo menos para as entidades competentes e interessadas), no sentido em que se pode fazer comparações anuais de gastos com o pessoal, a sua respectiva evolução individual e, de uma forma mais genérica, a liquidez disponível para este sector.

Quanto ao Quadro de Pessoal, como o próprio nome indica, é nele onde são incluídos todos os funcionários de determinada empresa, constando as respectivas categorias, graus de remuneração e folha salarial detalhada, como o escalão de IRS a deduzir e percentagens de descontos para a Segurança Social.

Como é óbvio, este módulo é de vital importância, porque nos permitiu perceber melhor a nossa posição dentro de uma empresa, não se limitando esta a admitir e numerar seres humanos. Processo inerente ao Departamento de Recursos Humanos, poderá ser um alvo a apontar, em termos de saída profissional.

Para o balanço, elaborámos um Balanço Social (com direito a invenção "de raíz" de uma empresa), assim como um Quadro de Pessoal, com todos os elementos abordados neste módulo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário