UFCD 0668 Ficheiros de Armazém

07/04/2010:

LIFO...

FIFO...

Pois é... acrónimos de nome assustador. Mas não. São critérios de valorimetria, utilizados na gestão de stocks de armazéns. O mesmo seria dizer que, sem estes "métodos", as empresas não teriam pontos de referência e, muito provavelmente, teriam acréscimo de custos na aquisição e acondicionamento das suas mercadorias, o que constituiria um prejuízo substancial para as referidas entidades.

Estes são utilizados para calcular o valor da mercadoria à entrada do armazém e à sua venda/saída, dependendo do método a adoptar; se estivermos a valorizar o custo mais recente de aquisição para efectuar uma venda, usamos o LIFO. Para o FIFO, valorizamos o custo mais antigo....já perceberam, com certeza.
Para além dos critérios mencionados, existe ainda o Custo Médio Ponderado, que permite calcular o valor, achando uma média, somando a quantidade em armazém com a chegada de novo produto, dividindo o valor do stock existente com o actual.

Sem dúvida uma mais-valia, em termos profissionais. Atendendo à probabilidade de sermos "captados" por empresas do sector terciário, onde existem rotinas de armazenamento e venda de produtos, oriundos de armazéns, será uma ferramenta essencial.

1 comentário: