UFCD 0678 Processamento de Vencimentos

29/06/2009:

Isto sim, agrada-me…vencimentos! Falando a sério, foi um módulo que me deu imenso gozo, pela matéria em si e pelo despertar em mim do conteúdo apresentado. Excluindo a parte dos conceitos e termos técnicos, trabalhar com remunerações é tão atractivo como contar dinheiro. Passo a explicar:

Uma Declaração de Remunerações não é mais do que o reflexo salarial do funcionário (que, por sua vez, é recompensado pelo seu trabalho mensal), conferindo a este um estatuto de transparência, não só pelo seu contributo, mas também pelo reconhecimento dado pelas entidades responsáveis ao mesmo, fazendo com que esse mesmo contributo se reflicta no respectivo mapa.

Por si só, esta operação é suficiente para a encararmos com interesse, visto que saber quanto ganha determinado funcionário não é uma questão de curiosidade, mas antes um conjunto de cálculos e operações complexas, na medida em que são conjugados vários factores fiscais, nomeadamente as deduções ao Estado, as faltas concedidas durante um mês laboral, os códigos dos elementos que constituem a folha de salários, etc. Como é evidente, é sempre bom estar a par deste processo porque, além de não gostarmos que nos mexam no bolso, a probabilidade de encetarmos por uma carreira profissional num departamento de Recursos Humanos é substancialmente grande.

Para além disso, este módulo reflecte e acompanha o módulo anterior, na medida em que se conjugam, em termos de conteúdo e processos administrativos.

Sem comentários:

Enviar um comentário