Experiência profissional…

Após três (!) anos a frequentar o 7º ano de escolaridade, conformei-me que não valia a pena estar a perder tempo. Eu sabia, tinha potencial, se estudasse conseguiria, mas a falta de vontade, os “compromissos” com os colegas e a ausência de dedicação ditaram o destino que o meu pai “aconselhou” como mais sensato (e que eu estava a pedir): começar a trabalhar. Por isso, decidi procurar um emprego, algo que me motivasse, me ocupasse e me desse algum tipo de responsabilidade, para encarar melhor, e aprender, no fundo, algumas lições de como se dar valor aos estudos.

Confesso que não me integrei da melhor forma, talvez por inexperiência, ou o tipo de funções não serem muito do meu agrado, como tal, não considero, nem penso nesse meu primeiro emprego, como uma experiência muito positiva.

A empresa era vocacionada para o fabrico e venda de electrodomésticos, e a minha função era fabricar componentes dos mesmos, desde a montagem dos equipamentos, até à validação e transporte do produto final. O horário preenchia-me o dia todo, por isso, quando terminava mais um dia, chegava a casa exausto, factor que me impediu de continuar os estudos, pelo menos à noite. Mas, durante quase dois anos, foi o meu primeiro emprego.

Entretanto, graças à disponibilidade de vagas que se fizeram sentir numa empresa perto da minha residência e ao conhecimento de amizade de alguns funcionários, mudei de emprego. Esta mudança marcou uma etapa da minha vida, por vários motivos: permaneci lá durante 17 anos, em que, a dada altura, graças ao crescimento estrutural e negocial da empresa, a mesma inciou um processo de requalificação, a nível de recursos humanos; eram-me exigidas qualificações, para poder ascender na carreira. Rapidamente, e apercebendo-me que estaria a ficar sem tempo para me qualificar, ingressei na escola nocturna, conseguindo concluir o 7º, o 8º e grande parte do 9º, ficando a dever-se esta interrupção ao cumprimento da minha obrigação militar. Apesar disso, ainda permaneci alguns anos, após a tropa, no meu mais recente local de trabalho. Foi um período durante o qual terminei o 9º ano de escolaridade, através da escola nocturna e, por uma questão formal e resoluta, o mesmo foi validado nas Novas Oportunidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário