UFCD 0656 Técnicas Documentais Língua Portuguesa

30/06/2009:

Falemos da nossa língua…

O Português, naturalmente como todos os idiomas, se não for bem falado e/ou escrito, soa mal. Não me refiro a pronúncias ou dialectos, nada disso. Refiro-me à forma gramatical, morfológica, sintáctica e (inevitavelmente) ortográfica. Mais do que obedecer a estas regras, são estes mandamentos que nos definem, enquanto portadores de uma língua riquíssima, como porta-vozes de uma (acima de tudo) cultura antiga, cheia de tradições, histórias, batalhas e descobrimentos. Costumo dizer (porque li algures e passo a citar) que, se tivesse sido um Português a pisar a Lua, em 1969, não teria lá deixado somente umas pegadas. Daria a conhecer um bocadinho deste povo, que tão bem soube comandar o Mundo (e porque não a Lua?) no séc. XV e mostraria a todos o que é ser Português. Porque somos assim; altruístas e sonhadores, valentes e destemidos, impetuosos mas conscientes… Sim, tenho um orgulho inabalável por Portugal, sem beliscar um só milímetro o patriotismo (não faz o meu género); prefiro admirar e preservar o que de melhor temos, do que defendê-lo incondicional e intempestivamente.

Uma dessas coisas é a língua…E neste módulo falámos nela, com muito carinho e afecto. Partilhámos desmantelamentos linguísticos, reconstruímos frases, analisámos ao pormenor os elementos de um texto e, acima de tudo (mais uma vez…) aprendemos a respeitar a NOSSA língua e a tratá-la mais condignamente. Como o próprio nome do módulo indica, tudo baseado na documentação.
Não se pense que é fácil dominá-la, só porque crescemos a ouvir a língua portuguesa. O mais lógico, acrescente-se, seria pensar que, com os hábitos de leitura que possuo (felizmente), dominaria a arte de bem falar/ler. Longe disso…Foram semanas de aperfeiçoamento e prática linguística, inseridas no contexto documental, tanto em jeito de actividades (o pormenor de, todos os dias, cada formando trazer 3 palavras novas e escrevê-las no quadro foi de génio!), como de Campeonatos da Língua Portuguesa. Resumindo: muito proveitoso!

A respeito do Balanço de Competências, foi proposto pela formadora Susana Costa a elaboração de uma acta manuscrita (no meu caso), tendo em conta as regras acima descritas, no qual atingi, com muito orgulho, 20 valores.

Sem comentários:

Enviar um comentário