STC 5 Redes de Informação e Comunicação

09/04/2010:

Ironia do destino: neste módulo, foi-nos proposto pelo formador efectuarmos um podcast. Para que conste, um podcast não é mais do que uma espécie de programa de rádio, onde temos livre arbítrio para pegarmos num tema, desenvolvê-lo e, pelo meio, dar a nossa opinião. Até aqui, tudo bem.
A ironia entra quando o tema que resolvi abordar foi precisamente....o declínio dos blogues.
O meu, peça viva e em constante actualização, não está em declínio. Mas, no mundo da blogosfera, muitos são aqueles que outrora eram visitados assiduamente, qual culto informático, e que agora estão moribundos, presos na teia da sua própria escolha: o blog (que, embora seja atractivo, não deixa de ser "estático", em comparação, por exemplo, com o Twitter ou o Facebook).

E foi precisamente este assunto que decidi abordar: as (grandes) diferenças entre as redes sociais do séc. XXI e os blogues. Contudo, foi um tema que me deu "água pela barba", tal é a escassez de informação comparativa entre as várias plataformas digitais. Não fora alguns estudos feitos nesse sentido e transcritos na web, não teria material suficiente para 4/5 minutos de difusão electrónica, em formato mp3.

Numa palavra: gozo...
Em duas: imenso prazer...
Foram estes sentimentos que se apoderaram de mim, durante o processo de "gravação" e, pelo que vi à minha volta, o "mal" foi geral em todos os formandos.

Com créditos desconhecidos, intercalado com alguns apontamentos pessoais, o texto que deu origem ao podcast encontra-se no separador "artigos de opinião", para quem quiser ler. http://blogfoliopedrocarlos.blogspot.com/2010/04/artigos-de-opiniao.html

Sem comentários:

Enviar um comentário