UFCD 0571 Aplicações de Informação e Gestão Comercial

09/07/2009:

Voltemos à Informática…

Como é uma ferramenta fundamental, obviamente não podíamos deixar de entender melhor o interior da máquina, chamada Computador. E esse interior dá pelo nome de software. Um dos programas principais (pela sua utilidade e solicitação) é o Microsoft Excel. Aquilo que à partida parece, pura e simplesmente, uma folha de cálculo (e não deixa de o ser), revela-se algo mais abrangente.

Nele aprendemos fórmulas, inserção de dados e respectivas conversões, grelhas, tabelas…Uma panóplia de operações que, nem mais nem menos, são sobejamente conhecidos no mundo empresarial administrativo. O mais curioso é que quase todos esses processos desenvolvidos neste módulo, estão no background das operações informáticas de uma qualquer empresa, seja de esquina ou multinacional. Não há dados escritos à mão, nem contas de cabeça que aguentem tamanha complexidade, rapidez e eficiência, no que toca ao Excel.

Aplicação poderosíssima, nela pode-se introduzir todo e qualquer caracter numérico, através de determinados comandos que dão origem a fórmulas, chegar a qualquer resultado previsto ou conclusão esperada. Destaque-se também a facilidade e o vasto leque de opções que a aplicação nos oferece, para satisfação de qualquer administrativo mais exigente.

Voltando ao módulo propriamente dito, abordámos basicamente exercícios da aplicação, com exemplos equacionais, através da elaboração de fórmulas, nos quais teríamos de descobrir consumos, médias, valores por hora ou por serviço, etc.

Além de agradável e atractivo, trata-se do conteúdo de um módulo fundamental para o meu futuro profissional, uma vez que se trata de um dos softwares mais utilizados e postos em prática, pela sua versatilidade e eficiência.

Sem comentários:

Enviar um comentário